Menu

AURORA BOREAL

Próximas Saídas
AURORA BOREAL

AURORA BOREAL
Cruzeiro MS FINNMARKEN – Navegando a costa norueguesa -Saída: 14/NOV/2017 – (15Dias/12Noites)


     

Primeiramente, o que é a chamada a Aurora Boreal???

SAVAGE_AURORA_1

     Um dos mais deslumbrantes fenômenos naturais do mundo, poucos espetáculos batem as Luzes do Norte, oficialmente conhecidas como Aurora Boreal (que significa a reunião da Aurora, deusa romana da manhã, e Borealis, o vento grego que vem do norte). Criada pelo vento solar que interage com as partículas carregadas no campo magnético da Terra, essas Luzes sobrenaturais aparecem como listras verdes, vermelhas, amarelas e violeta dançando pelos céus do ártico. Visível por toda a chamada ‘Northern Lights Oval‘, países situados em uma determinada latitude no extremo norte, opticamente entre 10 e 20 graus do magnético do Polo Norte, têm uma probabilidade maior de ver o espetáculo, o que ocorre predominantemente entre o fim de setembro e fim de março, muitas vezes perto da meia-noite.

    Na Noruega:

SAVAGE_AURORA_2

    Com as suas paisagens selvagens cobertas com neve e fiordes cobertos por gelo reluzindo sob as estrelas, a Noruega oferece um dos cenários mais sobrenaturais para ver as Luzes do Norte. Com a metade norte do país se estendendo até o Círculo Polar Ártico ha mais locais para ver as Luzes que qualquer outro na Escandinávia, a Noruega tem alguns dos mais brilhantes e frequentes espetáculos do mundo. As ilhas Lofoten, Alta, Svalbard, e Finnmark têm todas um alto índice de visualização, mas Tromsø continua a ser um destinos mais populares, tanto que os navios Hurtigruten possuem cruzeiros especiais para ver as Luzes do Norte ao longo da irregular costa norueguesa.

    Já estudamos, lemos e observamos que existem períodos que o sol aparece por poucas horas, outros períodos que não existe dia… como outros que não existem noites. Mas como o nosso maior objetivo é a visualização da Fantástica Aurora Boreal, a empresa responsável pela navegação por essa região nos sugerem a saída de Novembro. Existem outras saídas, mas é uma verdadeira caça a este espetáculo imprevisível.

     Navio:

SAVAGE_AURORA_3

  

    O Ms Finnmarken , não é um navio de cruzeiro lindo e maravilhoso como os que conhecemos… Esqueça os navios tradicionais com piscina e animadores: os navios da Hurtigruten são navios de carga, pois são eles que fazem o transporte via marítima de forma mais rápida entre os portos de todo o país. A vantagem é que com isso é possível chegar a pequenas cidadezinhas e lugares que seria mais difícil – e beeeeem mais caro chegar de avião ou carro, por exemplo. O nome Hurtigruten vem de “hurtig ruten”, ou “rota mais rápida” em norueguês, e é o caminho em que muitos moradores do país fazem de um porto ao outro. Há portos em que o navio fica ancorado apenas por 15 minutos. Em outros, o navio fica de 1 a duas horas.

 

    Nesse período, é possível fazer pequenas caminhadas ao redor – as cidades norueguesas são pequenas, simpáticas e muito seguras para se passear – e muitas vezes o próprio guia convida os passageiros a uma pequena caminhada pela cidade, mostrando pontos turísticos importantes ou levando-os para algum evento que esteja acontecendo. Parece pouco, mas é o suficiente para ter o gostinho da cidade. A rota do Hurtigruten sai de Bergen, a cidade que é a porta de entrada para os cruzeiros nos fiordes, e sobe o país até Kirkenes, a poucos metros da fronteira com a Rússia – e lá no alto do Círculo Polar Ártico (e é lá que você vai ter mais chances de ver a aurora boreal e o sol da meia noite!).

  Excursões:

    Os destinos são selecionados por serem originais de uma forma cultural e/ou geográfica. Nesses locais a Hurtigruten oferece atividades e excursões com guias de serviços de classe mundial. De um acampamento ao ar livre, a expedições em barcos menores, ou caminhadas, passeios ou aventuras de caiaques, você irá desbravar os mais belos e intocados lugares do mundo de forma única.

    A alimentação a bordo:

    Sistema all-inclusive (sem bebidas): já está tudo incluído mesmo, e você pode experimentar pratos diferentes em cada dia: por exemplo, carpaccio de rena, carne de alce, e diversas variações de salmão norueguês e bacalhau. Desvantagens do all-inclusive: se você por acaso não gostar do prato, não tem muita opção diferente para comer.

    *Dica de Viajante: se você está no esquema do all-inclusive e num dos dias for participar de uma excursão que o faça perder o horário de uma das refeições, basta falar com o tour leader – o responsável pelo agendamento dos guias dentro do navio – que ele te dá um voucher para comer na lanchonete. Vale dizer também que os lanches da lanchonete tinham uma cara ótima (exceto o café, mas aí é porque eu acho que nada bate o nosso cafezinho brasileiro).

    Mas em geral, o interior do navio é calmo, sem piscina ou animações. Há algumas salas de leitura e convivência – onde muitos velhinhos ficam jogando o seu carteado ou tirando um cochilo – e uma sala simples para crianças. Mas aí que tá: o bacana do navio, mesmo, está do lado de fora…

    Segue o roteiro e as cidades visitadas:

ITINERÁRIO: BERGEN / BERGEN

NAVIO: MS FINNMARKEN

SAÍDA: 15/NOVEMBRO/2016

 TERÇA-FEIRA, 15 NOVEMBRO 2016: BERGEN – KIRKENES – BERGEN

 Saída: Bergen, 15/NOV/2017 – 22:30

Via: Kirkenes, 21/NOV/2017 – 09:00 / 12:30

Chega: Bergen, 26/NOV/2017 – 14:30

Duração: 12 dias.

  ROTEIRO DIA A DIA:

 1º DIA (14/NOV) – Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos com 03horas de antecedencia ao embarque destino à Bergen com conexão em Amsterdam.

 2º DIA (15/NOV) – Chegada à Bergen. Translado ao Porto de Bergen. Início de nosso Cruzeiro.

 3º DIA (16/NOV) – Floro – Molde

 4º DIA (17/NOV) – Kristiansund – Rorvik

 5º DIA (18/NOV) – Bronnoysund – Svolvaer

 6º DIA (19/NOV) – Stokmarknes – Skjervoy

 7º DIA (20/NOV) – Oksfjord – Berlevag

 8º DIA (21/NOV) – Batsfjord – Kirkenes – Berlevag

 9º DIA (22/NOV) – Mehamn – Tromso

 10º DIA (23/NOV) – Tromso – Stamsund

 11º DIA (24/NOV) – Bodo – Rorvik

 12º DIA (25/NOV) – Trondheim – Alesund

 13º DIA (26/NOV) – Alesund – Berguen. Fim de nosso Cruzeiro. Translado ao Hotel. Check in e pernoite.

 14º DIA (27/NOV) – Manhã livre para atividades pessoais. Em horário oportuno translado ao aeroporto de Berguen para embarque de retorno ao Brasil!

 15º DIA (28/NOV) – Pela manhã, chegada ao Brasil!!!

Características MS Finnmarken

MS Finnmarken slide